Em 2010, a UFRN iniciará um curso de Engenharia de Software (Bacharelado). Veja mais!
O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata. Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc.
Comentários
O aluno pode aproveitar várias disciplinas do seu curso anterior e concluir engenharia de software em um prazo mais curto.
A principal vantagem é que o aluno poderá adquirir conhecimento que não são típicos de um curso de computação tradicional, como, por exemplo, engenharia de requisitos, arquitetura de software, testes de software, planejamento e gerenciamento de projetos, manutenção de software.
Além disso, o aluno pode cursar disciplinas de domínio específico que permitem uma especialização em sistemas Web, software para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos e muitos outros.