Pular para o conteúdo principal

Graduação em Engenharia de Software

Em 2010, a UFRN iniciará um curso de Engenharia de Software (Bacharelado). Veja mais!

Comentários

Anônimo disse…
O que você pensa a respeito de alunos que concluiram o superior em ciência da computação ingressarem neste curso? Obtendo os devidos créditos, claro. Saudações.
Jair C Leite disse…
O curso de engenharia de software oferece uma oportunidade suplementar para os bachareis em ciencia da computação.

O aluno pode aproveitar várias disciplinas do seu curso anterior e concluir engenharia de software em um prazo mais curto.

A principal vantagem é que o aluno poderá adquirir conhecimento que não são típicos de um curso de computação tradicional, como, por exemplo, engenharia de requisitos, arquitetura de software, testes de software, planejamento e gerenciamento de projetos, manutenção de software.

Além disso, o aluno pode cursar disciplinas de domínio específico que permitem uma especialização em sistemas Web, software para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos e muitos outros.

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo Espiral

O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata. Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc.

O Modelo Evolutivo

O modelo evolutivo descreve um processo na qual o software deve ser desenvolvido de forma a evoluir a partir de protótipos iniciais. Para entender melhor este modelo é importante entender o que é prototipação (ou prototipagem). Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - "protótipos" - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído. Objetivos da Prototipação Num projeto de software várias questões podem ser respondida com a construcão de protótipos. Nas situações típicas de desenvolvimento podemos distinguir entre diferentes objetivos na prototipação: Exploratória - é quando o protótipo é usado para ajudar a esclarecer requisitos dos usuários com respeito ao sistema futuro. Uma prototipação também é exploratória

Sistemas Computacionais

Um sistema computacional (ou baseado em computador) é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações. Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais. Hardware Software Informações Usuários Procedimentos ou Tarefas Documentação O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores. O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na for