Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.
- Hardware
- Software
- Informações
- Usuários
- Procedimentos ou Tarefas
- Documentação
O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.
A informação é um componente fundamental nos sistemas baseados em computador. Por isto eles podem também ser chamados de sistemas baseados em informação. Sistemas processam e armazenam dados que são interpretados como informações pelos usuários através da interface. São os dados que representam elementos do domínio que tornam o sistema útil para os usuários.
Os usuários são também elementos centrais no desenvolvimento de um sistema baseado em computador. As metas de cada usuário, de acordo com o papel que cada um desempenha no domínio, devem poder ser satisfeita pelo sistema.
As tarefas ou procedimentos compreendem as atividades que o sistema realiza ou permite realizar. As tarefas caracterizam a funcionalidade do sistema e devem permitir aos usuários satisfazer as suas metas. Elas devem estar de acordo com os processos da organização (ou do negócio).
A documentação do sistema envolve os manuais de usuário, que contém informações para o usuário utilizar o sistema (documentação do sistema) que descrevem a sua estrutura e o funcionamento. Estes últimos são fundamentais durante o desenvolvimento do sistema para a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e para a transição entre as suas diversas etapas e durante a manutenção de um sistema em sua fase operacional.
Um sistema baseado em computador funciona num determinado domínio de aplicação que corresponde a um tipo de ambiente ou organização onde o sistema é utilizado.
Exemplos de sistemas baseados em computador
- Sistema de Automação Bancária
- Sistema de Folha de Pagamento
- Sistema de Controle Acadêmico
- Sistema de Biblioteca
- Sistema de Controle de Tráfego Urbano
- Sistema de Controle de Elevadores
- Sistema de Editoração de Jornais e Revistas
Engenharia de Sistemas Computacionais
O desenvolvimento do sistema deve ser pensado como um todo. Os problemas que o sistema deve resolver devem ser analisados e uma solução envolvendo todos os componentes deve ser proposta. O desenvolvimento de cada componente do sistema pode ser conduzido utilizando um "engenharia" específica. É importante ressaltar que o termo engenharia está sendo utilizado de forma imprecisa.Inicialmente é necessário realizar a análise do sistema. A análise de sistemas tem por objetivo:
- a identificação necessidades dos usuários e dos problemas que o sistema deve vir a resolver na organização;
- Definição dos requisitos do sistema;
- O estudo de viabilidade técnica, econômica (análise custo-benefício) e jurídica de possíveis soluções;
- Apresentação das possíveis soluções;
- Planejamento do desenvolvimento (custos e cronograma);
Após ter sido escolhida a solução mais viável, parte para a engenharia propriamente dita.
- Engenharia de Hardware - construção dos diversos equipamento de hardware, engenharia de redes, etc.
- Engenharia de Software - desenvolvimento dos diversos componentes de software que compõe o sistema.
- Engenharia de Informações - modelagem e estruturação das informações para que possam ser processadas e armazenadas.
- Engenharia de Fatores Humanos ou Usuário - É necessário definir os papeis e os perfis das pessoas que irão utilizar o novo sistema. Os fatores humanos devem ser analisados para que as atividades humanas sejam desempenhada com qualidade.
- Engenharia de Procedimentos ou Métodos - Novas tarefas dos usuários devem surgir e outras podem ser extintas. Outras atividades podem ser automatizadas pelo sistema.
- Engenharia de Documentação - Toda a documentação do sistema precisa estar claramente descrita, organizada e catalogada. Técnicas da ciência da informação e biblioteconomia, aliada à novas ferramentas para documentação devem ser utilizadas.
Na construção de um sistema não podemos nos concentrar apenas na engenharia de software. É preciso considerar que o hardware, bem como as informações e os procedimentos do domínio precisam ser analisados e construídos de forma integrada ao sistema.
Para maiores informações, consulte o material de aula (em PDF).
Comentários
Ótimo texto.