Pular para o conteúdo principal

Sistemas Computacionais

Um sistema computacional (ou baseado em computador) é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações.

Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais.

  • Hardware
  • Software
  • Informações
  • Usuários
  • Procedimentos ou Tarefas
  • Documentação
O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores.

O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.

A informação é um componente fundamental nos sistemas baseados em computador. Por isto eles podem também ser chamados de sistemas baseados em informação. Sistemas processam e armazenam dados que são interpretados como informações pelos usuários através da interface. São os dados que representam elementos do domínio que tornam o sistema útil para os usuários.

Os usuários são também elementos centrais no desenvolvimento de um sistema baseado em computador. As metas de cada usuário, de acordo com o papel que cada um desempenha no domínio, devem poder ser satisfeita pelo sistema.

As tarefas ou procedimentos compreendem as atividades que o sistema realiza ou permite realizar. As tarefas caracterizam a funcionalidade do sistema e devem permitir aos usuários satisfazer as suas metas. Elas devem estar de acordo com os processos da organização (ou do negócio).

A documentação do sistema envolve os manuais de usuário, que contém informações para o usuário utilizar o sistema (documentação do sistema) que descrevem a sua estrutura e o funcionamento. Estes últimos são fundamentais durante o desenvolvimento do sistema para a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e para a transição entre as suas diversas etapas e durante a manutenção de um sistema em sua fase operacional.

Um sistema baseado em computador funciona num determinado domínio de aplicação que corresponde a um tipo de ambiente ou organização onde o sistema é utilizado.

Exemplos de sistemas baseados em computador

  • Sistema de Automação Bancária
  • Sistema de Folha de Pagamento
  • Sistema de Controle Acadêmico
  • Sistema de Biblioteca
  • Sistema de Controle de Tráfego Urbano
  • Sistema de Controle de Elevadores
  • Sistema de Editoração de Jornais e Revistas

Engenharia de Sistemas Computacionais

O desenvolvimento do sistema deve ser pensado como um todo. Os problemas que o sistema deve resolver devem ser analisados e uma solução envolvendo todos os componentes deve ser proposta. O desenvolvimento de cada componente do sistema pode ser conduzido utilizando um "engenharia" específica. É importante ressaltar que o termo engenharia está sendo utilizado de forma imprecisa.

Inicialmente é necessário realizar a análise do sistema. A análise de sistemas tem por objetivo:
  • a identificação necessidades dos usuários e dos problemas que o sistema deve vir a resolver na organização;
  • Definição dos requisitos do sistema;
  • O estudo de viabilidade técnica, econômica (análise custo-benefício) e jurídica de possíveis soluções;
  • Apresentação das possíveis soluções;
  • Planejamento do desenvolvimento (custos e cronograma);

Após ter sido escolhida a solução mais viável, parte para a engenharia propriamente dita.
  • Engenharia de Hardware - construção dos diversos equipamento de hardware, engenharia de redes, etc.
  • Engenharia de Software - desenvolvimento dos diversos componentes de software que compõe o sistema.
  • Engenharia de Informações - modelagem e estruturação das informações para que possam ser processadas e armazenadas.
  • Engenharia de Fatores Humanos ou Usuário - É necessário definir os papeis e os perfis das pessoas que irão utilizar o novo sistema. Os fatores humanos devem ser analisados para que as atividades humanas sejam desempenhada com qualidade.
  • Engenharia de Procedimentos ou Métodos - Novas tarefas dos usuários devem surgir e outras podem ser extintas. Outras atividades podem ser automatizadas pelo sistema.
  • Engenharia de Documentação - Toda a documentação do sistema precisa estar claramente descrita, organizada e catalogada. Técnicas da ciência da informação e biblioteconomia, aliada à novas ferramentas para documentação devem ser utilizadas.
Todas estas "engenharias" devem ser concebidas de forma integrada uma vez que o seus elementos estão bastante relacionados entre si. A ênfase em apenas um dos aspectos pode levar a deficiências do sistema em alguns outros componentes.

Na construção de um sistema não podemos nos concentrar apenas na engenharia de software. É preciso considerar que o hardware, bem como as informações e os procedimentos do domínio precisam ser analisados e construídos de forma integrada ao sistema.

Para maiores informações, consulte o material de aula (em PDF).

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado pela informação :}
Hallysson disse…
ótima definição Jair leite, colocarei esta fonte no meu slide. Abraços!
Unknown disse…
Às vezes acreditamos que somente a engenharia de software basta para a realização do nosso trabalho, porém esquecemos de que ela está incluída em uma área ainda maior, que é a Engenharia de Sistema. Acredito que se olhássemos a partir desta perspectiva, talvez algums coisas seriam diferentes hoje.

Ótimo texto.

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo Evolutivo

O modelo evolutivo descreve um processo na qual o software deve ser desenvolvido de forma a evoluir a partir de protótipos iniciais. Para entender melhor este modelo é importante entender o que é prototipação (ou prototipagem). Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - "protótipos" - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído. Objetivos da Prototipação Num projeto de software várias questões podem ser respondida com a construcão de protótipos. Nas situações típicas de desenvolvimento podemos distinguir entre diferentes objetivos na prototipação: Exploratória - é quando o protótipo é usado para ajudar a esclarecer requisitos dos usuários com respeito ao sistema futuro. Uma prototipação também é exploratória...

Ciclo de Vida do Software

O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum. O conceito de ciclo de vida de um software é muitas vezes confundido com o de modelo de processo (assunto do próximo artigo). Existem várias propostas e denominações para as fases do ciclo de vida de um software. Nossa proposta identifica 4 fases que são delimitadas por eventos típicos em diversos ciclos de vida. Cada fase inclui um conjunto de atividades ou disciplinas que devem ser realizadas pelas partes envolvidas. Essas fases são: Definição Desenvolvimento Operação Retirada Fase de Definição A fase de definição do software ocorre em conjunto com outras atividades como a modelagem de processos de negócios e análise de sistemas . Nesta atividade, diversos profissionais buscam o conhecimento da situação atual e a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Dentre as propostas...