A UFRN é uma das pioneiras no Brasil a oferecer uma graduação em Engenharia de Software. O curso iniciou suas turmas em 2010 e conta com cerca de 100 alunos matriculados. Já existem outros cursos semelhantes na UFG, a UNB, a Unipampa, a UFC e outras.
O curso de Engenharia de Software da UFRN tem sua base na computação e na matemática, mas foca sua parte aplicada nas diversas atividades práticas necessárias para os profissionais da área. Para saber mais você pode visitar a página do curso.
Mas você sabe a diferença entre o curso de ES e os outros cursos de computação. Vamos começar aqui alguns esclarecimentos numa série de postagens.
A Computação é uma área ou disciplina bastante abrangente que envolve a fundamentação teórica das construções computacionais, o desenvolvimento de tecnologias que viabilizam processos computacionais, a aplicação do conhecimento teórico e das tecnologias na construção de soluções práticas para problemas da sociedade e o estudo dos fenômenos individuais e sociais resultantes das tecnologias computacionais.
Além de ser uma área bastante abrangente, a computação têm evoluído de forma bastante rápida desde a primeira metade do século 20, quando importantes avanços no campo teórico e no desenvolvimento tecnológico caracterizaram a computação como um importante campo de estudo e de atuação profissional.
Com toda esta evolução, é fundamental que a formação de cientistas, engenheiros, técnicos e outros profissionais da computação evolua para acompanhar os novos desafios que eles vão encontrar.
Existem diversas denominações de cursos na área de computação. As principais sociedades de computação no mundo (a Association for Computing Machiney – ACM, a Association for Information Systems – AIS, e a Computer Society do Institute for Electrical-Electronic Engineering – IEEE-CS) uniram forças e concluíram em 2005 um trabalho que apresenta um currículo de referência para a área de computação [ACM/AIS/IEEE-CS, 2005]. Nesta proposta, estas sociedades propõem cinco possíveis cursos de graduação para a área da computação, apresentando suas diferenças, perfis dos formandos, competências e habilidades. Esta proposta é resultado de uma análise que considerou que as propostas anteriores não atendiam às demandas do mercado de trabalho da atualidade.
Segundo a força-tarefa da ACM, AIS e IEEE-CS, os cursos de graduação em computação podem ser:
O curso de Engenharia de Software da UFRN tem sua base na computação e na matemática, mas foca sua parte aplicada nas diversas atividades práticas necessárias para os profissionais da área. Para saber mais você pode visitar a página do curso.
Mas você sabe a diferença entre o curso de ES e os outros cursos de computação. Vamos começar aqui alguns esclarecimentos numa série de postagens.
A Computação é uma área ou disciplina bastante abrangente que envolve a fundamentação teórica das construções computacionais, o desenvolvimento de tecnologias que viabilizam processos computacionais, a aplicação do conhecimento teórico e das tecnologias na construção de soluções práticas para problemas da sociedade e o estudo dos fenômenos individuais e sociais resultantes das tecnologias computacionais.
Além de ser uma área bastante abrangente, a computação têm evoluído de forma bastante rápida desde a primeira metade do século 20, quando importantes avanços no campo teórico e no desenvolvimento tecnológico caracterizaram a computação como um importante campo de estudo e de atuação profissional.
Com toda esta evolução, é fundamental que a formação de cientistas, engenheiros, técnicos e outros profissionais da computação evolua para acompanhar os novos desafios que eles vão encontrar.
Existem diversas denominações de cursos na área de computação. As principais sociedades de computação no mundo (a Association for Computing Machiney – ACM, a Association for Information Systems – AIS, e a Computer Society do Institute for Electrical-Electronic Engineering – IEEE-CS) uniram forças e concluíram em 2005 um trabalho que apresenta um currículo de referência para a área de computação [ACM/AIS/IEEE-CS, 2005]. Nesta proposta, estas sociedades propõem cinco possíveis cursos de graduação para a área da computação, apresentando suas diferenças, perfis dos formandos, competências e habilidades. Esta proposta é resultado de uma análise que considerou que as propostas anteriores não atendiam às demandas do mercado de trabalho da atualidade.
Segundo a força-tarefa da ACM, AIS e IEEE-CS, os cursos de graduação em computação podem ser:
·
Engenharia de Computação
·
Ciência da Computação
·
Sistemas de Informação
·
Engenharia de Software
·
Tecnologia da Informação
No Brasil, a Sociedade
Brasileira de Computação (SBC) tem atuado junto ao Conselho Nacional de
Educação (CNE) e a Secretaria de Ensino Superior (SESU), ambos ligados ao
Ministério da Educação na definição das diretrizes curriculares. Para as três
primeiras denominações de cursos, a proposta de diretrizes já é bastante
conhecida e para Engenharia de Software as diretrizes estão em elaboração.
Nas próximas postagens, vamos apontar as características de cada um destes cursos.
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