Pular para o conteúdo principal

Padrões de Projeto

Padrões de projeto (em inglês, Design Patterns) são soluções para problemas específicos que ocorrem de forma recorrente em um determinado contexto que foram identificados a partir da experiência coletiva de desenvolvedores de software.

A proposta original de padrões veio do trabalho de Christopher Alexander na área de arquitetura. Sua definição para padrões é que "Cada padrão é uma regra (esquema) de três partes que expressa uma relação entre um certo contexto, um problema, e uma solução".

O contexto descreve uma situação no desenvolvimento na qual existe um problema. O problema que ocorre repetidamente no contexto deve também ser descrito bem como as forças (requisitos, restrições e propriedades) associadas a ele. A solução descreve uma configuração ou estrutura de componentes e suas interconexões, obedecendo às forças do problema. As forças, denominação dada por Alexander, descrevem:

  • os requisitos que caracterizam o problema e que a solução deve satisfazer,
  • as restrições que devem ser aplicadas às soluções
  • as propriedades desejáveis que a solução deve ter.

Exemplo: Observer (Observador)

Considere uma interface gráfica que permita representar uma estrutura de dados de diversas formas - tabela, gráfico de barras e gráfico de tortas. A solução mais simples é ativar cada uma das classes que implementam as três diferentes visualizações cada vez que a estrutura de dados for ativada. Isso, no entanto, torna o núcleo do software dependente da interface (maior acoplamento). Além disso, para adicionar novas visualizações, é preciso modificar também a estrutura de dados.

Um bom design de software requer um única estrutura de dados independente das três diferentes visualizações e atuando como observadores. Para isso, é preciso que a implementação das visualizações sejam observadores (ouvintes) da estrutura de dados e que sejam avisados quando ocorrer um evento de atualização.

O padrão Observer oferece uma solução para isso:

  • Contexto: Situações nas quais vários componentes dependem de dados que são modificados em outro componente (sujeito).
  • Problema: Os dados do componente sujeito modificam-se constantemente e precisam ser atualizados nos outros componentes. O número de componentes pode variar.
  • Solução: Utilizar um mecanismo de registro que permite ao componente sujeito notificar aos interessados sobre mudanças.

A visualização das classes e a interação dos objetos são ilustrados na figura abaixo.

Para saber mais:

Pattern-Oriented Software Architecture (POSA) – A System of Patterns – F. Buschmann, R. Meunier, H. Rohnert, P. Sommerlad, M. Stal John Wiley and Sons Ltd, Chichester, UK, 1996

Comentários

Samuel Santos disse…
Olá parabens pelo artigo muito bom mesmo, tenho um blog e comecei a postar sobre padrões de projeto estava dando um pesquisada na net e achei seu posta bem interessante!
visite meu site quando puder, http://stthiaggo.blogspot.com

Ate mais.

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo Espiral

O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata. Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc.

O Modelo Evolutivo

O modelo evolutivo descreve um processo na qual o software deve ser desenvolvido de forma a evoluir a partir de protótipos iniciais. Para entender melhor este modelo é importante entender o que é prototipação (ou prototipagem). Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - "protótipos" - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído. Objetivos da Prototipação Num projeto de software várias questões podem ser respondida com a construcão de protótipos. Nas situações típicas de desenvolvimento podemos distinguir entre diferentes objetivos na prototipação: Exploratória - é quando o protótipo é usado para ajudar a esclarecer requisitos dos usuários com respeito ao sistema futuro. Uma prototipação também é exploratória

Sistemas Computacionais

Um sistema computacional (ou baseado em computador) é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações. Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais. Hardware Software Informações Usuários Procedimentos ou Tarefas Documentação O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existência do software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores. O software é a parte abstrata do sistema computacional que funciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na for