Já dissemos anteriormente que o desenvolvimento de software deve começar pelo seu design. O design de um software interativo consiste na elaboração do seu modelo conceitual, na representação visual de seus elementos e na forma de interação com as suas funcionalidades.
Para entender isso na prática vejamos os vídeos da apresentação do Ipad.
O Steve Jobs está falando o tempo todo sobre como humanos podem interagir com programas que já conhecemos há tempos: player de mp3, player de vídeos, leitor de emails, browser de páginas Web, visualizador de fotos, leitor de livros eletronicos (e-reader), e outros.
Existem dois aspectos importantes:
1. Jobs está o tempo todo chamando a atenção sobre com podemos interagir com estes programas com os dedos, sentando numa poltrona ou sofá, e ter umaexperiência de uso.
2. Os diferentes produtos foram idealizados para uma plataforma única, compartilhando alguns elementos comuns
O Steve Jobs está falando o tempo todo sobre como humanos podem interagir com programas que já conhecemos há tempos: player de mp3, player de vídeos, leitor de emails, browser de páginas Web, visualizador de fotos, leitor de livros eletronicos (e-reader), e outros.
Existem dois aspectos importantes:
1. Jobs está o tempo todo chamando a atenção sobre com podemos interagir com estes programas com os dedos, sentando numa poltrona ou sofá, e ter umaexperiência de uso.
2. Os diferentes produtos foram idealizados para uma plataforma única, compartilhando alguns elementos comuns
Ou seja, houve um design destes programas, com seus elementos visuais e interativos acoplados a um hardware simples (com poucos elementos, embora tecnologicamente sofisticadíssimo), com um modelo de interação baseado em toques na tela.
A apple já disponibilizou a SDK, mas não acho que alguém vai ter sucesso em desenvolver aplicações se começar diretamente programando. É preciso desenhar, prototipar, definir a seqüencia de interações para depois transformar isso em código.
Observe que alguem que não entende de programação, pode ser capaz de idealizar e desenhar uma boa aplicação para um Ip*d, que posteriormente precisará ser codificada por um programador. Mas um bom programador que esteja mergulhado em códigos fontes, não necessariamente conseguirá idealizar tais produtos.
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