Pular para o conteúdo principal

Design de software, de IHC e o Ipad

Já dissemos anteriormente que o desenvolvimento de software deve começar pelo seu design. O design de um software interativo consiste na elaboração do seu modelo conceitual, na representação visual de seus elementos e na forma de interação com as suas funcionalidades.

Para entender isso na prática vejamos os vídeos da apresentação do Ipad.

O Steve Jobs está falando o tempo todo sobre como humanos podem interagir com programas que já conhecemos há tempos: player de mp3, player de vídeos, leitor de emails, browser de páginas Web, visualizador de fotos, leitor de livros eletronicos (e-reader), e outros.

Existem dois aspectos importantes:
1. Jobs está o tempo todo chamando a atenção sobre com podemos interagir com estes programas com os dedos, sentando numa poltrona ou sofá, e ter umaexperiência de uso.
2. Os diferentes produtos foram idealizados para uma plataforma única, compartilhando alguns elementos comuns

Ou seja, houve um design destes programas, com seus elementos visuais e interativos acoplados a um hardware simples (com poucos elementos, embora tecnologicamente sofisticadíssimo), com um modelo de interação baseado em toques na tela.

A apple já disponibilizou a SDK, mas não acho que alguém vai ter sucesso em desenvolver aplicações se começar diretamente programando. É preciso desenhar, prototipar, definir a seqüencia de interações para depois transformar isso em código.

Observe que alguem que não entende de programação, pode ser capaz de idealizar e desenhar uma boa aplicação para um Ip*d, que posteriormente precisará ser codificada por um programador. Mas um bom programador que esteja mergulhado em códigos fontes, não necessariamente conseguirá idealizar tais produtos.

Comentários

Anônimo disse…
olá bom dia eu me chamo andre, sou estudante de Analise de sistemas estou passando por aqui pra te falar,nao deixe de atualizar,o seu blog ele e muito bom e posteriormente esta ajudando muito as pessoas que usa este blog pra estudos Academicos, na area de informatica, esta bem Przado amigo estou Mesmo afim de ver umas coisas novas por aqui esta Prezado amigo.....

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo de Vida do Software

O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum. O conceito de ciclo de vida de um software é muitas vezes confundido com o de modelo de processo (assunto do próximo artigo). Existem várias propostas e denominações para as fases do ciclo de vida de um software. Nossa proposta identifica 4 fases que são delimitadas por eventos típicos em diversos ciclos de vida. Cada fase inclui um conjunto de atividades ou disciplinas que devem ser realizadas pelas partes envolvidas. Essas fases são: Definição Desenvolvimento Operação Retirada Fase de Definição A fase de definição do software ocorre em conjunto com outras atividades como a modelagem de processos de negócios e análise de sistemas . Nesta atividade, diversos profissionais buscam o conhecimento da situação atual e a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Dentre as propostas...

O Modelo Evolutivo

O modelo evolutivo descreve um processo na qual o software deve ser desenvolvido de forma a evoluir a partir de protótipos iniciais. Para entender melhor este modelo é importante entender o que é prototipação (ou prototipagem). Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - "protótipos" - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído. Objetivos da Prototipação Num projeto de software várias questões podem ser respondida com a construcão de protótipos. Nas situações típicas de desenvolvimento podemos distinguir entre diferentes objetivos na prototipação: Exploratória - é quando o protótipo é usado para ajudar a esclarecer requisitos dos usuários com respeito ao sistema futuro. Uma prototipação também é exploratória...

O Modelo Espiral

O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata. Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc....