Quase todas as atividades que desempenhamos precisam ser planejadas e gerenciadas. Atividades de engenharia requerem um planejamento cuidadoso. Normalmente, os produtos são complexos, com muitas partes envolvidas, e as atividades são realizadas por um grupo muito grande de pessoas.
Planejamento
Planejar é estimar quais as atividades deverão ser realizadas; quem deverá realizá-las; quando devem ser realizadas e finalizadas; e quanto elas deverão custar. Tudo isto requer a elaboração de estimativas em relação ao número e à dimensão dos artefatos, do número de pessoas necessárias, dos prazos e dos custos.
Para isto, a atividade de planejamento deverá resultar:
- Na realização de estimativas
- Na elaboração da estrutura de divisão do trabalho (WBS – Work Breakdown Structure)
- Na definição da equipe e demais recursos
- Na alocação de pessoa-atividade
- Na elaboração do cronograma
- Na elaboração do orçamento
Além disso, a análise de riscos e as revisões periódicas do plano são fundamentais para garantir que ele seja cumprido.
Gerenciamento
Gerenciar é fazer cumprir o que foi planejado. O papel do gerente de projetos de software é coordenar a equipe, controlar a produção dos artefatos, fazer cumprir prazos e custos, analisar métricas de produção.
O gerenciamento de software está diretamente ligado à garantia da qualidade do processo e do produto de software. O uso de métricas de qualidade, tanto do produto como do processo, são fundamentais para o gerenciamento. Com base em métricas, o gerente tem condições de avaliar se o planejamento está sendo cumprido ou não. Neste caso, as métricas podem apontar as causas dos problemas e permitir as revisões no planejamento.
Exemplos de métricas do produto utilizadas no planejamento são: tamanho do software em linha de código fonte; número de pontos-de-função; número de diagramas de arquitetura; números de defeitos; entre outras.
Plano de Projeto de Software
O resultado de um plano de projeto de software é um documento contendo a equipe, o WBS, a alocação pessoa-tarefa, a análise de riscos, o cronograma, o orçamento entre outros.
A estrutura de um plano de projeto de software, segundo Ian Sommerville (2004) é a seguinte.
- Introdução
- Organização de projeto
- Análise de riscos
- Requisitos necessários de hardware e software
- Estrutura analítica de trabalho
- Cronograma de projeto
- Mecanismos de monitoramento e elaboração de relatórios
Esta estrutura pode variar de acordo com as características do projeto.
Diversos outros documentos podem complementar informações importantes:
- Plano de qualidade – descreve os procedimentos de testes de qualidade que serão utilizados.
- Plano de validação – descreve a abordagem, os recursos e o método utilizados pa validação.
- Plano de manutenção – prevê requisitos, custos e esforço necessário para a manutenção.
- Plano de desenvolvimento da equipe – descreve como as habilidades e a experiência serão desenvolvidas.
Referência
Ian Sommerville - Engenharia de Software
Comentários
Mas um dos itens que mais queria rs sempre é assim oque mais nos chama atenção sempre da errado.. acho que é a lei de lei de murphy
Em
Planejamento e Gerenciamento de Projetos de Software
o Link dos slides ta com erro
http://www.dimap.ufrn.br/%7Ejair/ES/slides/PlanejamentoGerenciamentoIntroducao.pdf
Ai valeu mesmo. caso tenha como arrumar tal material favor me avisar ou mandar via email
chberta@gmail.com
T+